Já não é de hoje que o Google se tornou a espinha dorsal da maioria dos sistemas de negócios digitais. É interessante notar como uma simples ferramenta de busca se tornou uma das maiores empresas do mundo.

Hoje é possível dizer que temos quase que uma cidade composta de servidores para fazer a ferramenta rodar. Então como conseguir fazer com que o seu site esteja sempre nas primeiras páginas de pesquisa?

Hoje se preocupam muito com o SEO On Page. Muitas pessoas gastam horas tentando otimizar seus textos e sites, mas não fazem ideia de que o mais importante não está dentro do site e sim fora.

Embora o On Page seja importante, ele normalmente não faz mais do que evitar penalizações. O SEO Off Page é que fará toda a diferença na questão de autoridade. Com autoridade é possível escrever textos que a partir da sua publicação já estejam nas primeiras posições.

Sendo assim hoje eu irei falar um pouco de um dos recursos mais importantes do Off Page, que são os Backlinks.

O que são Backlinks?

Um backlink é todo link que aponta para uma página do seu domínio, mas que não seja feito do seu domínio. Ou seja, é um outro site que recomenda o seu seja lá por qual motivo.

O Google não tem como simplesmente saber se seu site é ou não uma boa opção para as pessoas. Não tem como você simplesmente colocar um estagiário que leia site por site. Sendo assim muito da pontuação do SEO vem do número de sites que indicam o seu.

Deste modo o Google entende que ele é de alguma forma importante, logo seu domínio ganha autoridade. Preste atenção ao fato de que se um site como G1 posta uma notícia, normalmente ele está em primeiro lugar mesmo que tenha feito a postagem minutos atrás.

Não houve nem um tipo de propaganda nem nada. O que houve foi uma boa pontuação de autoridade que confirma para o Google que é interessante divulgar qualquer link novo daquele domínio.

Como conseguir Backlinks

Há várias formas de se conseguir um backlink. A mais comum é através do que chamamos de guest post. Onde você cria um conteúdo para um página e neste conteúdo insere o seu link.

A vantagem é que normalmente você não precisa pagar nada por isso e ele possui validade. Mas pode ser interessante investir em uma estratégia mais robusta, só que gasta um pouco mais, como anúncios nas redes sociais por exemplo, para tentar achar algum parceiro.

O que muitos fazem no entanto é criar o que chamamos de PBN, ou Private Blog Network. Este é um sistema onde você criar vários blogs utilizando domínios expirados com uma grande autoridade.

Para o Google vai ser como eles nunca deixaram de existir, assim todo link feito por eles será extremamente valioso. Assim você consegue criar várias postagens em vários blogs seus que irão impulsionar o seu SEO.

Mas lembre-se que há regras que restringem este uso, já que o Google presa por um crescimento orgânico e abomina qualquer tipo de técnica que tente burlar seu algoritmo. Quanto mais preciso for a sua cadeia de links, maiores e melhores serão os seus resultados.

Então esteja sempre correndo atrás de alguém que possa te ajudar com esta e outras estratégias.

Então finalizando…

Conseguir backlinks não é fácil, mas definitivamente transforma a reputação e o SEO do seu site. Com cada vez mais autoridade, mais domínios sentem-se à vontade para se referir à você de forma orgânica.

A ideia é conseguir um trabalho gradual e de qualidade, onde você foque no que realmente vá trazer resultados. Logo logo você vai estar presente nas primeiras páginas assim que publicar algo novo. Aproveite toda a sua autoridade.

Compartilhe este Conteúdo