Parece que foi ontem que as redes sociais tomaram conta de grande parte da nossa vida. O que antes era só Orkut e Myspace hoje já se tornou uma legião com números enormes. Então por que não seria interessante arrastar as redes sociais para o trabalho?

Desde o seu surgimento os especialistas em marketing adotaram estas ferramentas de forma ampla e robusta. Hoje é possível encontrar várias empresas especializadas somente no marketing de redes sociais.

O que muitas pessoas ficam em dúvida é “Qual a melhor rede social para o meu tipo de negócio?”. Esta é uma pergunta um tanto quanto interessante e não possui uma resposta tão simples, tão preto no branco.

Sendo assim resolvi hoje trazer para você os diferenciais de cada uma para que seja feita uma escolha mais consciente. Vamos lá?

Qual a melhor rede social para seu negócio

Há um número incontável de redes sociais disponível na internet. Mas eu já adianto que não tem motivo para que você se inscreva na maioria delas. Se ela não possui um número expressivo de membros, então muito provavelmente significa que você não terá resultados.

Sendo assim selecionei as mais badaladas e vou dar um foco naquelas que são específicas para cada tipo de trabalho.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma voltada para a conexão de profissionais separados por áreas de atuação. Este sistema é bem robusto e competente, principalmente porque estamos falando de algo criado com o objetivo de passar seriedade.

Aqui você tem uma margem de trabalho muito interessante, pois pode analisar as pessoas por suas profissões, locais, idades e empresas. Aqui é bem mais fácil de montar uma persona do que no Twitter, por exemplo.

É uma excelente plataforma para quem trabalha como coach ou serviços B2B em geral. Já não é uma plataforma tão atraente para quem quer vender cursos de renda extra e emagrecimento.

Facebook

O Facebook é ainda a maior rede social. Seu número de usuários é estrondoso e é possível ver vários dos hábitos e comportamentos dos seus possíveis prospectados. Mas admito que ela tem perdido bastante espaço na área de impulsionamentos.

Aparentemente muitos bugs vêm ocorrendo e os resultados não são o que eu gostaria. Vale muito mais a pena investir em outras. Mas se você quer arriscar, aqui é o local ideal para produtos voltados para pessoas comuns.

Dietas, renda extra, relacionamento são excelentes áreas.

Instagram

O Instagram é uma ferramenta extremamente poderosa para se divulgar ideias através de imagens. Não acredito que haja uma restrição de nicho para ela, sendo uma das mais versáteis de todas. Você só tem que ficar atento com as penalizações que podem ocorrer ao infringir os termos de uso da plataforma.

Mas você precisa ter bastante criatividade para se comunicar só através de uma foto. Não é tão difícil depois que você pega o jeito. O sistema de impulsionamento também é bastante interessante.

Twitter

O Twitter é uma plataforma que já teve seu auge e hoje está retornando à ativa. Seu número limitado de caracteres realmente traz uma limitação um pouco desconfortável, então o ideal é utilizar para propagar coisas com intuito mais recreativo.

Então Concluimos

No final das contas sempre tem espaço nas redes sociais para o seu negócio. O importante mesmo é saber administrar conteúdos de uma maneira eficaz e com qualidade. Isto não vem do dia para a noite, é resultado de muitos testes e estudos sobre o tema.

Toda vez que postar algo compare com a anterior e veja se você consegue distinguir o que melhorou ou piorou. No marketing de redes sociais não é exatamente uma questão de falar o que você quer, mas de dizer o que os outros querem ouvir.

Utilizar impulsionamentos é sempre a melhor maneira de atingir o público certo quando se está começando. Pense bem, se grandes empresas estabelecidas no mercado, com uma carta enorme de clientes, ainda assim investem em tráfego pago, porque você estaria livre?

Tudo é uma questão de planejamento.

Compartilhe este Conteúdo